SÓ PORQUE MEU VÔ MORREU

PARA SOLICITAÇÃO DE LIVRO OU PALESTRAS ENVIE UMA MENSAGEM PARA CADERNOESPIRITA@GMAIL.COM

quarta-feira, 13 de junho de 2012

SUPERIORIDADE DO ESPÍRITA


É bastante frequente ouvirmos dentro de Casas Espíritas indivíduos comentando com certo desrespeito sobre outras crenças. Relatam situações de modo caricato para induzir o restante do grupo que compartilha da conversa, a pensar do mesmo modo. Quem se atreveria defender a Umbanda por exemplo, diante de alguém que aponta com critica asseverada para seus costumes e ritos? Quem de fenderia um Protestante diante de pessoas que satirizam as atitudes, pegando algumas figuras conhecidas da mídia como representante único e fiel daquela religião. E os Católicos então, devido acontecimentos históricos incontestáveis, já presenciei oradores verbalizarem que Maria de Nazaré é uma mulher sem nenhum atributo que lhe valha tanta devoção. Fora os que verbalizam que os Monges Tibetanos são uns folgados que ficam anulando a encarnação numa vida de meditação. E por ai vai.

Meus amigos, a premissa da qualidade moral é o respeito. Quando não conhecemos a fundo um assunto, é saudável que fechemos a boca, antes de levantar um falso testemunho contra quem quer que seja.
Teresa de Calcutá era católica; Gandhi, hindu; Oscar Schindler, era alemão e não me lembro de ter ouvido dizer que qualquer um deles, frequentou alguma Casa Espírita. Não conheço a fundo todos que acessam estas páginas, mas posso assegurar que na carga horária de trabalho dedicado ao próximo, à serviço da Seara do Mestre Jesus, eles estão com mais tempo trabalhado do que nós, os intelectuais que massacram qualquer possibilidade de respeito ao semelhante no seu nascedouro.
Pense antes de falar. Se a religião ou a Casa Espírita que você frequentou no passado lhe desagradou de alguma forma, não generalize. Enquanto os cães ladram a caravana passa. Não é assim o ditado?
O Espírita não é superior porque frequenta o Centro, ele se torna alguém melhor quando começa compreender na alma os motivos de Chico Xavier. Se você não tiver nada de bom para falar de alguém calar-se ainda é a melhor opção.
Um excelente dia para nós, os simples mortais.
NAMASTÊ

Um comentário:

  1. E ainda não podemos nos esquecer que o grande decodificador 'idolatrado' por todos os espíritas - Allan Kardec - era católico praticante e estudou e seguiu os passos de seu mestre Protestante - Pestalozzi. #fica a dica...

    ResponderExcluir