SÓ PORQUE MEU VÔ MORREU

PARA SOLICITAÇÃO DE LIVRO OU PALESTRAS ENVIE UMA MENSAGEM PARA CADERNOESPIRITA@GMAIL.COM

quarta-feira, 27 de junho de 2012

convidada: ÂNGELA DINIZ


RIVAIL: PEDAGOGO X KARDEC: CODIFICADOR
Como mencionado anteriormente, estou há pouco tempo nos estudos espíritas, e uma das coisas que aprendemos é que Allan Kardec, o grande responsável por codificar as obras espíritas, era também um pedagogo. No entanto, esta faceta de sua vida nunca me havia sido apresentada e uma curiosidade cada vez mais crescente me tomava, pois como será que ele era enquanto Hippolyte-Léon-Denizard Rivail?
Um pouco dessa curiosidade começou a ser sanada após uma visita a uma feira de livros espíritas em São Bernardo do Campo – SP, e para minha grande surpresa e felicidade havia ali um livro que retrata um pouco sobre este homem que cada vez mais ganha minha admiração.
Rivail foi um discípulo de Pestalozzi, que na época buscava uma reforma na educação. Rivail foi estudar em seu colégio em Yverdon e após concluir, iniciou seus trabalhos como educador.
Ele se dedicou à educação na França durante 30 anos e mesmo tendo publicado muitas obras, nenhuma delas foi utilizada oficialmente pelo governo francês. No entanto, após o surgimento do Espiritismo como doutrina, vários espíritas estiveram engajados no movimento educacional, buscando sempre a humanização entre os sujeitos envolvidos nesse processo.
Um grande sonho de Rivail? Educar as crianças não só para o conhecimento das ciências e das profissões, mas também, e mais importante ajudar que essas crianças evoluíssem moralmente! Rivail já se preocupava com isso há mais ou menos 40 anos antes da publicação do Livro dos Espíritos.

Um grande abraço,

Ângela Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário