SÓ PORQUE MEU VÔ MORREU

PARA SOLICITAÇÃO DE LIVRO OU PALESTRAS ENVIE UMA MENSAGEM PARA CADERNOESPIRITA@GMAIL.COM

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A CIÊNCIA ESPÍRITA

Sabemos que o tripé da Doutrina dos Espíritos é Ciência, Filosofia e Religião, mas quando pensamos em Ciência do Espiritismo, logo nossa construção mental se dirige para um laboratório conceituado, de preferência localizado num país de nome importante coordenado por um pesquisador de nome quase impossível de ser pronunciado. Agora, usando da Filosofia, raciocinemos: Se a informação é para todos, como está escrito em O Evangelho Segundo o Espiritismo, quando fala "Dai de graça, o que de graça recebeste", como pode ser explicada ou experimentada por apenas alguns poucos?
O trabalho de um cientista, falando de maneira profundamente simples, é pegar um assunto, desenvolver sobre as informações que ele já tem uma teoria e por esta teoria a prova. Por exemplo, tenho o seguinte assunto: 1 copo 200ml com água, mais 2 colheres de sopa rasas de açúcar, resultam em água doce. Para saber o quanto é este doce, é preciso fazer o experimento e analisar o resultado provando a mistura.
Em casa, no trabalho, no dia a dia fazemos experimento de teorias o tempo todo. Adoçando o cafezinho, temperando uma salada, combinado peças de roupas, varrendo uma casa, passeando com o cão, pagando contas, enfim fazemos experimento científicos todo o tempo, mas não colocamos atenção no que estamos fazendo, então nossos experimentos ficam sem valor e caem no senso comum. Construa mentalmente apenas 1 atividade do seu dia e verá o quanto de cientista e explorador você tem e nem se dá conta disso.
Nós Espíritas temos uma teoria que nos acompanha todo o tempo: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao Próximo como a Ti mesmo" e colocar esta teoria num laboratório é o nosso dia a dia, no convívio com pessoas fáceis e outras nem tão doceis assim, o nosso "trabalho científico" é observar onde e como conseguimos amar e onde e como não conseguimos. Quer algumas dicas: Metro as 18h00; casa da Sogra aos domingos; no trabalho; na hora do almoço numa fila para almoçar; numa fila de banco; num consultório médico; no trânsito; educando uma criança; tratando com um idoso; enfim a cada instante que estamos trocando com outro ser vivo, estamos experimentando no laboratório reencarnatório, o laboratório da vida, o quanto desta proposta estamos prontos e capazes de realizar. Isto também é a Ciência Espírita a aplicação prática de uma teoria Filosófica. Sabemos que esta teoria é 100% segura, o que precisamos descobrir é quanto dela conseguimos aplicar e quanto nos falta para sermos felizes de fato.
NAMASTÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário