SÓ PORQUE MEU VÔ MORREU

PARA SOLICITAÇÃO DE LIVRO OU PALESTRAS ENVIE UMA MENSAGEM PARA CADERNOESPIRITA@GMAIL.COM

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tripé da Doutrina

Finalmente chegamos a CIÊNCIA.
Quando pensamos em Ciência Espírita logo nos vem em mente a ideia de um Instituto Científico comprovando aquilo que os Espírito nos disseram através do trabalho ímpar de Allan Kardec.
Na verdade isso TAMBÉM  é a Ciência Espírita. Porém hoje gostaria de convida-los a um ponto de vista diferente.
Se a vida material nos serve de ferramenta para desenvolvermos habilidades, acertarmos alguns pontos e educar os instintos. E o método científico é: teoria que aplicada a pratica produz um resultado que confirma ou não a teoria, então a Ciência Espírita também é a comprovação científica de uma teoria. Digamos que esta teoria ou que esta proposta é a Filosofia dos ensinamentos do Cristo. Ele disse: "Amai ao próximo como a ti mesmo"
Vamos pegar esta proposta e tentar aplicá-la no nosso contexto. Por exemplo Casa da Sogra no domingo. Se eu for passear na casa da minha sogra no domingo, é comum que eu saia de casa com alguns conceitos fechados e pré-estabelecidos a respeito dela e das situações que possivelmente acontecerão. Se eu for aplicar esta Filosofia de Vida e experimentá-la cientificamente, então a primeira coisa que deve acontecer é deixar de lado (pelo menos durante a experiência, o julgamento de valores), assim, chego na casa da Sogra aberta para o novo (mesmo pensando que já sei tudo o que  acontecerá ), aberta para olhar as mesmas coisas de um outro modo (todos somos capazes de fazer isto), a minha proposta é por em prática a orientação de Jesus "Amar ao próximo como a mim". Minha postura deve ser tentar enxergar no outro o que me desconforta e buscar em mim onde sou igual. Se "ela" é autoritária em excesso, eu no seu lugar seria como? Onde sou autoritária em excesso? Quando encontro esta resposta, percebo o quanto é difícil mudar em mim o autoritarismo e vejo que ela deva ter a mesma dificuldade. dai eu percebo que "ela" também tem dificuldades assim como eu. Se eu cultivar o desamor por ela, pelo fato dela ser autoritária, estou cultivando o desamor por mim, porque também sou autoritário em potencial. Desta forma quando vivencio a dificuldade de entender e acolher o próximo, enxergo a dificuldade em entender e acolher a mim, aos meus defeitos, aquilo que desejo não existir em mim e escondo ou jogo na sombra.
Então experimento cientificamente, fisicamente, emocionalmente o que é amar ao próximo como a mim. As emoções passeando pelo meu corpo, pela minha mente pelas minhas intenções é que vão determinar o quanto é difícil ou fácil amar, me amar e ser amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário