SÓ PORQUE MEU VÔ MORREU

PARA SOLICITAÇÃO DE LIVRO OU PALESTRAS ENVIE UMA MENSAGEM PARA CADERNOESPIRITA@GMAIL.COM

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PODE E NÃO PODE

Conversava esses dias com um conhecido que trabalha numa Casa Espírita e falávamos do que pode e do que não pode, dentro do Centro. E é curioso como criam-se regras, dentro dos grupos e como se olha pouco para o que realmente deveríamos olhar.
Ele comentou que uma trabalhadora foi orientada a não ir mais com roupas de cor escura, principalmente preto, em dias de estudo do Evangelho e que o coordenador da tarefa de estudo, foi um tanto indelicado e fez o apontamento na presença de outros trabalhadores causando um certo mal estar no grupo.
Então, nossa conversa, minha com ele, passeou em torno da nossa pequenez . De onde saiu a ideia de que essa cor de camiseta é melhor que outra, ou cor evoluída e cor inferior? Por que só posso ir de branco numa oração?
Em algumas religiões da Índia, por exemplo, o branco representa o luto.
Por que o dirigente do trabalho se preocupa com a cor da roupa, mas não se atenta ao modo de orientar e instruir a equipe de trabalho?
Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, livro que deveria ser lido e estudado por nós espíritas, no cap.VI item 5, o Espírito de Verdade deixa clara a instrução, "Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo.", expor um trabalhador, por falta de instrução é chegar num ponto onde precisamos rever o que estudamos e como estamos realizando esse estudo. Ninguém sabe tudo e não acertamos sempre. Para isso trabalhamos em equipe, trocar ideias e debater e entender o "por que" e o  "pra que", das coisas é salutar.
Quando vamos entender que precisamos conhecer, libertar a mente de pensamentos pequenos e castradores, alimentados pelo cinema, por exemplo, porque sim, em qualquer filme do gênero terror, existe um espírito em tons escuros, que depois de derrotado se apresentam em roupagem branca, não é aí a minha fonte, precisamos estudar e aprender, conhecer para que sejamos autônomos. Essa é a premissa. Conhecereis a verdade e ela vos libertará.
Por mais que a doutrina espírita não traga dogmas, nós os espíritas, por falta de praticar o estudo e aprimorar o conhecimento, ainda cometemos gafes dessa natureza.
Quando estudarmos o trabalho trazido pelos espíritos e organizado por Kardec com a ajuda de trabalhadores abnegados, como Amelie, por exemplo, vamos ser bem mais leves e felizes.Está nas nossas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário